domingo, 21 de novembro de 2010

Escravidão no Brasil colonial

Escravidão no Brasil colonial

Quando a escravidão teve início?


No Brasil, a escravidão teve início quando os portugueses trouxeram os negros africanos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de açúcar. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colônia.

Do que eram proíbidos os escravos?

Os escravos eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira.
Como eram castigados?


Os escravos fugiam, desobedecia e se revoltavam-se. Os senhores furiosos chamavam os padres, que recorriam aos castigos corporais, como forma de aprendizado.
Os castigos deixavam machucados, nos ombros, nos rins, nas faces, nas nádegas, etc.




Como os negros eram transportados?
Os portugueses transportavam os negros da África até no Brasil através dos navios negreiros. Os negros ficavam nos porões dos navios, quando morriam eles eram jogados em alto mar.



Como os escravos eram tratados?




Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro, os escravos eram tratados da pior forma possível. Eles trabalhavam muito, do amanhecer até o crepúsculo, sobre um Sol escaldante, recebiam trapos para vestir - sem e uma comida com nenhuma qualidade.

Quem eram os quilombos?

Os quilombos eram comunidades de negros fugitivos dos latifúndios. O maior líder foi o Zumbi dos Palmares, ele foi líder do quilombo dos Palmares que durou mais tempo e era o maior e o mais forte dos quilombos. Teve uma morte injusta e apenas com duas escolhas, a primeira era morrer torturado e a outra era se tacar de um penhasco, pois estava encurralado e escolheu se tacar de um penhasco.

Um comentário:

  1. Titanium Hearts
    Titanium titanium app Hearts · Classic poker; mens titanium earrings Custom poker · Premium poker table; Custom poker titanium mountain bikes table. Rating: 4.7 · ‎17 where is titanium found reviews · ‎$21.99 ridge titanium wallet

    ResponderExcluir